twitter
    Dentro de mim ficam infinitamente mais coisas do que as que aparecem nas palavras.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

"Cachorro não gosta de osso".


O título da postagem remete a uma história contada pelo escritor Ariano Suassuna em sua visita a cidade de Lajedo-PE, em comemoração ao aniversário de emancipação política do município do interior Pernambucano. Ariano Suassuna presenteou a cidade com sua aula-espetáculo (realmente um espetáculo) nominada “A cadência, o castelo e a cantoria. Sagração nº 3”. Entre as apresentações artísticas eruditas e populares, Ariano contava diversas histórias de sua vida, uma delas me chamou a atenção em especial, que me inspirou a postagem. Ariano contou que seu cunhado dizia que cachorro não gosta de osso, mas sim de filé. Que o cachorro só se delicia com o osso porque apenas isso lhe é ofertado. E disse que as palavras do seu cunhado eram: “[...] se lhe derem osso e filé veja qual o cachorro escolherá.”, (obviamente o filé). A partir desta história, Ariano Suassuna compara o cachorro ao povo brasileiro, dizendo que nosso povo rói ossos apenas porque só isso lhe é ofertado, que se dermos filé (cultural, musical, intelectual, etc), isso a população escolheria e abandonaria os ossos que tanto lucram com nossa população.
Ariano Suassuna é um nacionalista entusiasmado, em cinco minutos lhe ouvindo se percebe quanta fé e esperança ele deposita no nosso país. Já eu, sinceramente, não tenho tanta fé no nosso povo, apesar de também ser patriota não me engano tão fácil. Ariano Suassuna, durante a aula espetáculo usava os aplausos e a euforia do público para demonstrar que nosso povo tem bom gosto, mas o entusiasmo e a paixão exacerbada pelo Brasil lhe deram uma miopia esperançosa. Os fatos foram os seguintes, realmente o público adorou o evento, só que a aula-espetáculo era apenas para convidados, aqueles que ali estavam representam uma minoria da população e não uma maioria. Devido aos fatos demonstrados pelo sucesso de Cláudia Leite e Ivete Sangalo (lembro, rol meramente exemplificativo, longe de ser taxativo), e pelas demais coisas que presenciamos na sociedade brasileira me fazem não acreditar que a falta de oferta de “filé” é que faz com que nosso povo fique a roer ossos de sabedoria. A oferta de ossos pode ser bem maior, mas o filé também está a disposição, temos as bibliotecas (sempre vazias), blogs (pouco visitados), livros (empoeirados na estantes), etc. Não consigo eximir nosso povo pela “cultura” de mal gosto que sou obrigado a acompanhar quando acesso os meios de comunicação.
O próprio Ariano Suassuna deu uma mostra disso. Ele levou e leu uma reportagem de um jornal de São Paulo, reportagem da capa do jornal, intitulada: “CALYSPSO É A CARA DO BRASIL”. Ariano quis dizer que aquela não é a cara do Brasil, e que a cara do Brasil era o espetáculo que ele levava. Sinto que o bom velhinho esteja equivocado. É Vergonhoso sim, mas infelizmente CALYPSO é a cara de UM Brasil, o maior deles, o da mídia das massas, dos eleitores eufóricos por um político que é escancaradamente corrupto, dos cantores de axé baianos, desse Brasil, realmente a banda CALYPSO é a cara. Do Brasil dos leitores do meu blog, de Ariano Suassuna, de cultos apreciadores de música, de eleitores conscientes, de estudantes esforçados, desse Brasil a cara não se representar com uma cantora que canta berrando e de um guitarrista de quinta categoria com uma mecha loira na franja do cabelo.
Ariano Suassuna, é com triste pesar que afirmo que ele é muito entusiasmado, seu entusiasmo pelo nosso povo o levou a um equívoco. Nem minha admiração por ele como pessoa, escritor, secretário de governo, professor, militante político, foram suficientes para me cegar, e me levar a crer, assim como ele, que nosso País só tem esse “mau gosto”, e essa “descultura” por ser uma vítima e não por livre opção. Creio que há alguns que realmente carecem de recursos para desenvolver uma evolução social de forma mais ampla, a maioria, caso perdido mesmo, e o motivo não sei dizer.
Você é um nacionalista entusiasmado como Ariano Suassuna? Um cético que vê dois grupos distintos com grande diferença numérica? Ou você faz parte de um terceiro grupo, mais descrente ainda do que eu sou? O Brasil pode até ser o país do POTENCIAL como muitos afirmam, mas o que existe é um potencial que não se traduz em realidade, e infelizmente, que talvez nunca há de se traduzir.

Nunca antes na história deste país...


Mesmo sabendo que as eleições presidências brasileiras se iniciam apenas após a Copa do Mundo, pois assim que a Copa acaba o patriotismo também acaba junto, e há o clima perfeito para se iniciar a campanha política. Eu não consegui esperar pelo fim da copa, e já inicio comentários sobre o cenário político, em destaque, nosso presidente e os presidenciáveis.
No pleito atual, nenhum partido político em nosso país consegue trazer uma proposta que sensibilize as mentes e os corações de nossa população. Realmente é lamentável a situação da política brasileira traga opções que não nos trazem paixão, tampouco esperança alguma em relação ao futuro. Nas duas últimas eleições presidenciais, no 2º turno, tive que optar por votar no “menos pior”, pois nenhum dos candidatos era plenamente digno do um voto (desaprovo o votar em branco e nulo). Nessa eleição minhas opções, assim como nos pleitos anteriores, não são das melhores. Eu confesso que gostaria de ter Aécio Neves como opção para Presidente (apenas como Presidente, não como vice), pois creio que Aécio Neves possui duas valiosas características, ele é empreendedor e inteligente.
No segundo turno, como é de praxe, terá o “sujo” e o “mal lavado”, possivelmente Serra x Dilma. Até agora não sei qual é pior, se José Serra e seu Transtorno Obsessivo Compulsivo de criar taxas e tributos, ou se Dilma Houssef, Rainha do PAC, filha bastarda de Lula que quer receber a herança do papai.
Em relação à BOLSA FAMÍLIA (o maior programa de assistencialismo e compra de votos do mundo), a regra determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Lula sempre criando ministérios) era a seguinte: as Bolsas que não atualizassem seu cadastro por período superior a dois anos, teriam o benefício cancelado. No final do ano passado, quando o MDS constatou que havia 3,4 milhões de bolsas com cadastros vencidos, de um total de 12,4 milhões de famílias beneficiadas, tentou atualizar todos os cadastros. Só que mesmo com a campanha em prol das atualizações cadastrais ainda ficou 1 milhão de benefícios a serem cancelados. Em face desse número expressivo de cancelamentos, o MDS decidiu sorrateiramente alterar a disposição através de uma "instrução operacional". Em suma, essas famílias terão seus benefícios prorrogados até o “sugestivo” dia 31 de outubro de 2010. Mera coincidência que seja o dia do término das eleições? Apesar das minhas atuais dúvidas sobre se realmente Lula quer que Dilma seja eleita (dúvida plantada pelo Dr. Sérgio Ricardo), não tem como passar despercebido tal fato “eleitoreiro”. O Bolsa-Família será um dos principais temas da campanha, e a decisão do MDS deixa um forte odor de oportunismo eleitoral.
Nunca antes na história deste país se viu uma decadência moral e ética tão crescente da política, e, por conseguinte, uma atitude tão conformista da população, que corrobora todas as práticas imundas de nossa política. E não achando pouco, ainda dá status de Semi-Deus a um político como Lula, que para aqueles que não são cegos por opção, dispensa comentários.

Esse blog pertence a um Alvirrubro Pernambucano

Esse blog pertence a um Alvirrubro Pernambucano
[Náutico] Conheça o site do meu time do coração [Náutico]